Saúde

Programa Saúde na Escola realiza palestras de prevenção

PSE – intensifica palestras e direciona a campanha do Outubro Rosa para as mães e professora dos alunos das escolas da rede municipal de ensino. Em apoio ao movimento do Outubro Rosa, o Programa Saúde na Escola – PSE  realizou na manhã desta terça-feira (30/10), várias palestras com os seguintes temas abordados: Sífilis, Câncer de Mama e do Colo do Útero, dando ênfase à importância da prevenção. A palestra ocorreu na escola êxito localizada no bairro Taioba e contou com total participação das enfermeiras da referida unidade básica de saúde.

Durante a palestra, destacou-se a importância do estilo de vida saudável e orientou as mulheres presentes sobre os fatores de risco. As enfermeiras Kaline Fonseca de Sousa e Ionara Luiz da Costa, fizeram questão de destacar alguns fatores podem influenciar o desenvolvimento do câncer na mulher como, por exemplo, a primeira menstruação antes de 12 anos, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter amamentado, parar de menstruar após os 55 anos e ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos. Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença, ressaltou as enfermeiras.

De acordo com a Coordenadora do PSE Andréia Pereira Ribeiro, disse que é possível prevenir o câncer de mama, e em até 90% dos casos existe a cura, quando a doença é diagnosticada inicialmente. "A mulher precisa se autoconhecer e ao identificar qualquer anormalidade em seu corpo, principalmente nas mamas, é imprescindível que ela procure ajuda e orientação médica", alertou a coordenadora Andréia Pereira.

Texto: Aristeu Carvalho

 

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!