Saúde desenvolve ações de saúde bucal com alunos da rede municipal

A Secretaria de Municipal de Saúde, através do Programa de Saúde nas Escolas – PSE e as Equipes de Saúde da Família – ESF Sedel, realizou no último dia 31/10, ações e palestras de Prevenção em Saúde Bucal nas Escolas do município.

O objetivo das palestras é transmitir informações importantes aos alunos, principalmente os do ensino infantil e fundamental, sobre os benefícios da escovação e limpeza da boca e dos dentes, além da aplicação de flúor, escovação supervisionada, os estudantes também receberam orientações sobre a importância da boa higienização dos dentes, que reflete na saúde de todo o corpo e no final todos receberam escovas dentais. O trabalho foi realizado por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) em parceria com a Secretaria de Educação.

De acordo com a enfermeira Larissa da Silva Assunção e o Dentista Joelton Santos Moura, o método utilizado nas palestras com os alunos é de uma forma didática e com auxílio de materiais de apoio como cartazes e próteses dentárias, as profissionais que atende também nas unidades de saúde reforçam os ensinamentos sobre como realizar uma escovação adequada para manter a saúde bucal e as consequências negativas do cuidado inadequado na hora da higiene bucal.

Texto: Aristeu Carvalho