Interesse público

Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente levam serviços para a comunidade Zumbi na zona rural de Matões

Nessa quinta-feira (30), as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente de Matões realizaram mais uma ação itinerante, desta vez, no povoado Zumbi, situado na zona rural do município. Essa iniciativa visa aproximar os serviços públicos das comunidades, promovendo conscientização ambiental e fomentando o desenvolvimento da agricultura familiar.

Um dos pontos destacados durante a ação foi a palestra educativa sobre queimadas, ressaltando a importância de práticas agrícolas responsáveis e os impactos nocivos que as queimadas podem causar ao meio ambiente.

Além disso, a expedição do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi um dos serviços mais demandados. O CAR é uma ferramenta fundamental para o monitoramento e planejamento ambiental, permitindo o controle e a regularização das propriedades rurais. Agricultores e proprietários de terras tiveram a chance de regularizar sua situação.

O cadastramento dos agricultores no banco de dados do município e no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar também foram parte integrante dessa iniciativa. Esses cadastros são vitais para o acesso a políticas públicas, linhas de crédito e programas de incentivo, fortalecendo a agricultura familiar e garantindo a sustentabilidade econômica das famílias que dependem da atividade agrícola.

Estiveram presentes na ação técnicos da Secretaria de Agricultura, o Secretário Adjunto de Meio Ambiente Ibson Sá, o coordenador de programas da Agricultura Tote Ribeiro, além dos vereadores Aurélio da Mata e Lucas Medeiros. Essas ações itinerantes não apenas fornecem serviços práticos, mas também fortalecem o vínculo entre o poder público e as comunidades rurais, promovendo um ambiente de cooperação e parceria.

Mais em Interesse público